quinta-feira, 22 de novembro de 2012

REVISÃO 2ª PROVA DE INT. À ECONOMIA




REVISÃO 2ª PROVA DE ECONOMIA

1-      O que é o conselho monetário nacional?
É o órgão responsável por expedir diretrizes gerais para o bom funcionamento do SFN. Integram o CMN o Ministro da Fazenda (Presidente), o Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão e o Presidente do Banco Central do Brasil.

2-      Quais são as funções do CMN?
Adaptar o volume dos meios de pagamento às reais necessidades da economia; regular o valor interno e externo da moeda e o equilíbrio do balanço de pagamentos; orientar a aplicação dos recursos das instituições financeiras; propiciar o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos financeiros; zelar pela liquidez e solvência das instituições financeiras; coordenar as políticas monetária, creditícia, orçamentária e da dívida pública interna e externa.

3-      Fale sobre o Banco Central do Brasil:
É o principal executor das orientações do Conselho Monetário Nacional e responsável por garantir o poder de compra da moeda nacional, tendo por objetivos:
zelar pela adequada liquidez da economia; manter as reservas internacionais em nível adequado; estimular a formação de poupança; zelar pela estabilidade e  promover o permanente aperfeiçoamento do sistema financeiro.

4-      Cite algumas das atribuições do Banco Central:
Emitir papel-moeda e moeda metálica; executar os serviços do meio circulante; receber recolhimentos compulsórios e voluntários das instituições financeiras e bancárias; realizar operações de redesconto e empréstimo às instituições financeiras; regular a execução dos serviços de compensação de cheques e outros papéis; efetuar operações de compra e venda de títulos públicos federais; exercer o controle de crédito; exercer a fiscalização das instituições financeiras; autorizar o funcionamento das instituições financeiras; estabelecer as condições para o exercício de quaisquer cargos de direção nas instituições financeiras; vigiar a interferência de outras empresas nos mercados financeiros e de capitais e controlar o fluxo de capitais estrangeiros no país.

5-      O que são Bancos Múltiplos?
Os bancos múltiplos são instituições financeiras privadas ou públicas que realizam as operações ativas, passivas e acessórias das diversas instituições financeiras, por intermédio das seguintes carteiras: comercial, de investimento e/ou de desenvolvimento, de crédito imobiliário, de arrendamento mercantil e de crédito, financiamento e investimento.

6-      O que são Bancos Comerciais?
Os bancos comerciais são instituições financeiras privadas ou públicas que têm como objetivo principal proporcionar suprimento de recursos necessários para financiar, a curto e a médio prazos, o comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as pessoas físicas e terceiros em geral. A captação de depósitos à vista, livremente movimentáveis, é atividade típica do banco comercial, o qual pode também captar depósitos a prazo. Deve ser constituído sob a forma de sociedade anônima e na sua denominação social deve constar a expressão "Banco".

7-      Fale sobre a Caixa Econômica Federal:
Trata-se de instituição assemelhada aos bancos comerciais, podendo captar depósitos à vista, realizar operações ativas e efetuar prestação de serviços. Uma característica distintiva da Caixa é que ela prioriza a concessão de empréstimos e financiamentos a programas e projetos nas áreas de assistência social, saúde, educação, trabalho, transportes urbanos e esporte. Pode operar com crédito direto ao consumidor, financiando bens de consumo duráveis, emprestar sob garantia de penhor industrial e caução de títulos, bem como tem o monopólio do empréstimo sob penhor de bens pessoais e sob consignação e tem o monopólio da venda de bilhetes de loteria federal. Além de centralizar o recolhimento e posterior aplicação de todos os recursos oriundos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), integra o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) e o Sistema Financeiro da Habitação (SFH).

8-      Fale sobre as Cooperativas de Crédito:
As cooperativas de crédito se dividem em: singulares, que prestam serviços financeiros de captação e de crédito apenas aos respectivos associados, podendo receber repasses de outras instituições financeiras e realizar aplicações no mercado financeiro; centrais, que prestam serviços às singulares filiadas, e são também responsáveis auxiliares por sua supervisão; e confederações de cooperativas centrais, que prestam serviços a centrais e suas filiadas.

9-      Fale sobre os Bancos de Desenvolvimentos (BNDES):
Os bancos de desenvolvimento são instituições financeiras controladas pelos governos estaduais, e têm como objetivo precípuo proporcionar o suprimento oportuno e adequado dos recursos necessários ao financiamento, a médio e a longo prazos, de programas e projetos que visem a promover o desenvolvimento econômico e social do respectivo Estado. As operações passivas são depósitos a prazo, empréstimos externos, emissão ou endosso de cédulas hipotecárias, emissão de cédulas pignoratícias de debêntures e de Títulos de Desenvolvimento Econômico. As operações ativas são empréstimos e financiamentos, dirigidos prioritariamente ao setor privado. Devem ser constituídos sob a forma de sociedade anônima, com sede na capital do Estado que detiver seu controle acionário, devendo adotar, obrigatória e privativamente, em sua denominação social, a expressão "Banco de Desenvolvimento", seguida do nome do Estado em que tenha sede (Resolução CMN 394, de 1976).

10-  O que se entende por Índice de Preço ao Consumidor (IPC)?
É uma medida de custo geral dos bens e serviços comprados por um consumidor típico.

11-  Para que é usado o IPC?
Para monitorar mudanças no custo de vida ao longo do tempo.

12-  Qual o objetivo do IPC?
Medir variações do custo de vida. Em outras palavras, tenta avaliar quanto é que as rendas devem aumentar para manter constante o padrão de vida.

13-   Quais os problemas no cálculo do custo de vida?
Tendência à substituição, a introdução de novos bens e a mudança de qualidade não qualificada.

14-   Fale sobre:
a)      Tendência à substituição: os consumidores substituem os bens mais caros pelos relativamente mais baratos.
b)      Introdução de novos bens: quando um bem novo chega ao mercado os consumidores podem escolher entre uma maior variedade de produtos, e isso pode sair mais caro, fazendo oscilar o cálculo do custo de vida.
c)      Mudança de qualidade não qualificada: quando a qualidade de um bem se altera o departamento ajusta o preço do bem  para levar em conta a mudança da qualidade.

15-   O que é o deflator do PIB:
É a razão entre o PIB nominal e o PIB real. Deflator do PIB = PIB nominal x 100
                                                                                                       PIB real

16-   O que se entende por indexação?
É quando uma quantia é corrigida automaticamente por lei ou contrato.

17-   Diferencie Taxa de Juros Nominal de Taxa de Juros Real:
A taxa de juros que o banco paga é a taxa de juros nominal, e a taxa de juros depois de descontados os efeitos da inflação é chamada taxa de juros real. TJR = TJN – IFLA
A taxa de juros real é a diferença entre a taxa de juros nominal e a inflação.

18-   O que se entende por Produtividade?
Se refere à quantidade de bens e serviços que um trabalhador pode produzir a cada hora de trabalho.

19-   O que se entende por Capital Físico?
É o estoque de equipamentos e estruturas usados para produzir bens e serviços.

20-   O que se entende por Capital Humano?
É o termo usado para descrever o conhecimento e as habilidades que os trabalhadores adquirem por meio da educação, do treinamento e da experiência.

21-   O que são Recursos Naturais?
São insumos fornecidos pela natureza, como a terra, os rios e as jazidas minerais.
Se apresentam de duas formas: renováveis e não-renováveis.

22-   O que se entende por Conhecimento Tecnológico?
É a compreensão das melhores formas de produzir bens e serviços.

23-  Qual a diferença entre Conhecimento Tecnológico e Capital Humano?
O CT se refere ao entendimento por parte da sociedade a respeito do funcionamento do mundo. O CH tem a ver com os recursos despendidos para transmitir esse conhecimento á força de trabalho.

24-   Fale sobre:
a)      Retornos decrescentes: à medida que o estoque de capital aumenta, o produto adicional obtido mediante o uso de uma unidade adicional de capital se reduz.
b)      Efeito de alcance: é mais fácil para um país crescer rapidamente quando, no início do processo, parte de um patamar relativamente pobre.

25-   Defina Inflação:
É o aumento contínuo e generalizado no índice de preços.

26-   Quais as fontes da inflação?
Tipo de estrutura de mercado, grau de abertura da economia ao comércio exterior e estrutura das organizações trabalhistas.

27-   Qual a forma mais tradicional de estudar a questão inflacionária?
Distinguindo a inflação provocada pelo excesso de demanda agregada da inflação por elevação de custos e da inflação devida aos mecanismos de indexação de preços.

28-   O que se entende por inflação de Demanda?
Refere-se ao excesso de demanda agregada em relação à produção disponível de bens e serviços.

29-   O que se entende por inflação de custos?
Pode ser associada a uma inflação tipicamente de oferta. O nível da demanda permanece o mesmo mas os custos de certos fatores importantes aumentam, ocorrendo a retração da produção, deslocando a curva da oferta do produto para trás, provocando um aumento de preços de mercado.

30-   Quais as principais causas dos aumentos de custos?
Aumentos de custos de matéria-prima, aumentos salariais acima da produtividade e estrutura de mercado.

31-   O que se entende por inflação inercial?
É o processo automático de realimentação de preços, ou seja,  a inflação corrente decorre da inflação passada, perpetuando-se uma inércia ou memória  inflacionária.

32-  O que provoca a inflação inercial?
Os mecanismos de indexação formal e indexação informal.

33-   O que se entende por PIB?
Produto Interno Bruto, que mede a renda total de um país.
É o valor de mercado de todos os bens e serviços finais produzidos em um país em um dado período de tempo.

34-   O que o PIB mede?
       O PIB mede duas coisas ao mesmo tempo: a renda total de todas as pessoas da
economia e a despesa total com os bens e servic, os produzidos na economia. Ou seja, mede tanto a renda total quanto a despesa total do país.

35-   Quais os componentes do PIB?
Consumo, investimento, compras do governo e exportações líquidas.

36-   Defina:
a)      Consumo: é a despesa das famílias com bens e serviços.
b)      Investimento: é a compra de bens que será utilizada no futuro para produzir mais bens e serviços.
c)      Compras do Governo: são as despesas em bens e serviços dos governos locais, estaduais e federal.
d)      Exportações líquidas: são iguais as compras, por parte dos estrangeiros, de bens produzidos internamente (exportações) menos as compras internas de bens estrangeiros (importações).

37-   Em que consiste o Sistema Financeiro?
      O sistema financeiro consiste daquelas institui5es presentes na economia que ajudam a promover o encontro das pessoas que poupam com as pessoas que investem.

38-   O que são os intermediários financeiros?
      São instituições financeiras por meio das quais os poupadores podem indiretamente ofertar fundos aos tomadores de empréstimos.

39-   Qual a diferença entre poupança e investimento?
A poupança é um ato do consumidor individual, e consiste no ato negativo de abster-se de gastar no consumo a totalidade de sua renda correspondente. Por outro lado, o investimento é um ato do empresário, cuja função é a de tomar as decisões que determinam a quantidade da produção não disponível para o consumo, e consiste no ato positivo de iniciar ou manter algum processo de produção, ou de reter bens alienáveis.

40-   Faça um paralelo entre a poupança nacional, poupança privada e poupança pública:
A poupança nacional é igual à poupança privada mais a poupança publica. Um déficit orçamentário do governo representa poupança pública negativa e, portanto, reduz a poupança nacional e a oferta de fundos para empréstimos disponíveis para financiar o investimento. Quando um déficit orçamentário governamental desloca o investimento, reduz o crescimento da produtividade e do FIB.

41-   O que se entende por Moeda?
É o conjunto de ativos na economia que as pessoas usam regularmente para comprar bens e serviços de outras pessoas.

42-  O que se entende por Meio de troca?
É algo que os compradores dão aos vendedores quando compram bens e serviços.

43-  O que é unidade de troca?
É um padrão de medida que as pessoas usam para anunciar preços e registrar débitos.

44-   O que é reserva de valor?
É algo que as pessoas podem usar para transferir poder de compra do presente para o futuro.

45-  O que se entende por liquidez?
É a facilidade com que um ativo pode ser convertido em meio de troca da economia

46-   Defina:
a)      exportações: são bens e serviços produzidos internamente e vendido no exterior.
b)      importações: são bens e serviços produzidos no exterior e vendidos internamente.
c)      exportações líquidas: é o valor de suas exportações menos o valor de suas importações.

47-   O que se entende por Fluxo Líquido de Capitais Externos?
Refere-se à compra de ativos estrangeiros por residentes internos menos a compra  de ativos internos por estrangeiros.
     

1)A seguir são apresentados alguns dados sobre a terra do leite e do mel.

Ano           Preço do leite Quantidade de leite (litros)   Preço do Mel Quantidade de Mel (litros)
 2005         $1,0     100      $4,0     10
 2006         $1,5     120      $4,5     10
 2007         $1,65   110      $5,0     12
 2008         $1,20   130      $4,2     9
 2009         $1,15   135      $4,0     11
 2010         $1,0     145      $5,0     10
 2011         $1,25   135      $6,5     9                                            

a)Calcule o PIB nominal; o PIB real usando inicialmente como ano-base o ano de 2005 e, logo a seguir o ano de 2009 e, em seguida 2011; índice de preço usando como ano-base 2005 e, logo a seguir usar o ano de 2009 e, em seguida, 2011; o deflator do PIB para cada ano, usando inicialmente como ano-base 2005 e, logo a seguir o ano de 2009 para, finalmente, 2011 como ano-base.

Resposta:
PIB nominal
2005 = ($1,00 x 100) + ($4,00 x 10) = $140,00
2006 = ($1,50 x 120) + ($4,50 x 10) = $225,00
2007 = ($1,65 x 110) + ($5,00 x 12) = $241,50
2008 = ($1,20 x 130) + ($4,20 x 9) = $193,80
2009 = ($1,15 x 135) + ($4,00 x 11) = $199,25
2010 = ($1,00 x 145) + ($5,00 x 10) = $195,00
2011 = ($1,25 x 135) + ($6,50 x 9) = $227,25

PIB real (ano base 2005)
2005 = ($1,00 x 100) + ($4,00 x 10) = $140,00
2006 = ($1,00 x 120) + ($4,00 X 10) = $160,00
2007 = ($1,00 X 110) + ($4,00 X 12) = $158,00
2008 = ($1,00 X 130) + ($4,00 X 9) = $166,00
2009 = ($1,00 X 135) + ($4,00 X 11) = $179,00
2010 = ($1,00 X 145) + ($4,00 X 10) = $185,00
2011 =  ($1,00 x 135) + ($4,00 x 9) = $171,00

Índice do deflator do PIB (ano base 2005)
2005 = ($140,00/$140,00) x 100 = 100,00
2006 = ($225,00/$160,00) x 100 = 140,625
2007 = ($241,50/$158,00) x 100 = 152,8481013
2008 = ($193,80/$166,00) x 100 = 116,7469880
2009 = ($199,25/$179,00) x 100 = 111,3128492
2010 = ($195,00/$185,00) x 100 = 105,4054054
2011 = ($227,25/$171,00) x 100 = 132,8947368

Inflação com base no deflator do PIB (ano base 2005)
2006 = [(140,625 – 100)/100] x 100
2006 = 40,625%  (inflação)
2007 = [(152,8481013 – 140,625 )/140,625] x 100
2007 = 8,691983147% (inflação)
2008 = [(116,7469880 –152,8481013 )/152,8481013] x 100
2008 = -23,61894783% (deflação)
2009 = [(111,3128492 - 116,7469880)/116,7469880] x100
2009 = -4,654628692% (deflação)
2010 = [(105,4054054 -111,3128492)/111,3128492] x 100
2010 = -5,307063688% (deflação)
2011 = [(132,8947368 - 105,4054054)/105,4054054] x100
2011 = 26,07962210% (inflação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário